Ir para conteúdo
Amb Fácil
  • Metas de doação

    Servidor

    Para manter o site no ar é necessário alugar um servidor. Precisamos de doações para manter o site no ar, caso não seja cumprida nossa meta o site será desativado.


    Quero doar!
Entre para seguir isso  
amelhinha

n2 Questão social no contexto

Posts Recomendados

  • Leia o trecho a seguir:

    Estabelece-se que o fatalismo e o messianismo correspondem a práticas profissionais empíricas que apenas reificam a sociedade e que o criticismo libertador faz parte de uma prática profissional científica, ou seja, aquela que foge do senso comum e do espontaneísmo, vai em busca das relações que existem entre os fatos, ultrapassando a superfície destes e indo de encontro com a essência dos fenômenos sociais, selecionando e adequando para tal, técnicas, conhecimentos e métodos que auxiliem no esclarecimento de respostas e na mudança da realidade.

    IAMAMOTO, M. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social: ensaios críticos. São Paulo: Cortez, 1992.

    Analise cada uma das práticas e suas características.

    I. A prática econômica transforma a natureza em valor de uso gerado pelas profissões no mercado de trabalho.

    II. A prática científica transforma o conhecimento em ciência.

    III. A prática ideológica transforma as experiências vividas em subjetividades.

    IV. A prática política transforma as relações sociais.

    As afirmações corretas são:

    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 

    I, II, III e IV

    Resposta Correta:
    Corretaa. 

    I, II, III e IV

    Feedback da resposta:

    Resposta correta! Você conseguiu relacionar a teoria estudada com as práticas apresentadas. Lembre-se de que a prática econômica envolve a natureza e o valor de uso gerado pelo trabalho. A prática científica transforma pelo estudo o conhecimento em ciência. A prática ideológica envolve subjetividades. A prática política está relacionada com as relações da sociedade.

     
  • Pergunta 2

    0 em 0,25 pontos

       
     

    Leia os trechos a seguir.

    As transformações ocorridas na profissão se desenvolveram em três perspectivas principais: a Perspectiva Modernizadora, a de Reatualização do Conservadorismo e a de Intenção de Ruptura. NETTO, J. P. Capitalismo monopolista e Serviço Social. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1992. O Serviço Social desenvolve ações instrumentais como exigências de sua forma de inserção na divisão social e técnica do trabalho e alocação nos espaços socio-ocupacionais da ordem capitalistas dos monopólios. O Movimento de Renovação do Serviço Social, que predomina até à atualidade, é caracterizado pela laicização da profissão, legitimação da prática e validação teórica, mudanças nas relações com as Ciências Sociais e renúncia ao vínculo confessional (a igreja).

    TINTI, E. C. Capitalismo, trabalho e serviço social. In: Capitalismo, trabalho e formação profissional: dilemas do trabalho cotidiano dos assistentes sociais em Ribeirão Preto [on-line]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. p. 31–74. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/qzyh6/pdf/tinti-9788579836558-03.pdf>. Acesso em: 05/01/2018.

    Levando em consideração as três perspectivas, analise as assertivas a seguir.

    1. Perspectiva Modernizadora

    2. Reatualização do Conservadorismo

    3. Intenção de Ruptura

    ( ) Intervenção no movimento estudantil e as transformações da Igreja Católica na América Latina já ligadas ao movimento para a implementação da teologia da libertação.

    ( ) Intervenção após o rompimento com as teorias conservadoras do Serviço Social, construção da identidade do assistente social perante as classes de trabalhadores.

    ( ) Intervenção com foco na base teórica fenomenológica e conceitos morais, na conjuntura socio-histórica e no contexto institucional.

    Selecione a opção que relaciona corretamente as perspectivas ao conteúdo e exemplos apresentados:

    Resposta Selecionada:
    Incorretae. 

    3, 1, 2

    Resposta Correta:
    Corretab. 

    1, 3, 2

    Feedback da resposta:

    Resposta incorreta. Na Perspectiva Modernizadora, o aprofundamento das questões sociais traz à luz debates teóricos com críticas às práticas tradicionais. Já a Reatualização do Conservadorismo não ocorreu dentro de um ordenamento histórico sequencial, sua influência advém das inspirações decorrentes das conjunturas da América Latina. A Intenção de Ruptura iniciada na década de 1980 rompe com o conservadorismo da profissão, apesar de permanecer na produção das relações sociais.

     
  • Pergunta 3

    0 em 0,25 pontos

       
     

    O desemprego trata-se de uma expressão da questão social, que não é específica dos tempos atuais. Ao contrário, possui raízes na própria constituição da sociabilidade. Assim:


     
    Resposta Selecionada:
    Incorretaa.

    Se o desemprego é uma expressão da Questão Social, ele se refere a um conjunto de elementos inter-relacionados cuja análise exige entender os fundamentos de sua constituição sistêmica.


     
    Resposta Correta:
    Corretac.

    Se o desemprego é estrutural - e o termo “estrutura” se refere a um conjunto se elementos inter-relacionados cuja análise exige entender os fundamentos de sua constituição sistêmica - ele tem relação com a história.


     
    Feedback da resposta:

    No Sistema Capitalista de Produção está implícito o desemprego, pois não há emprego para a toda a população existindo, desta forma, o exército industrial de reserva.


     
     
  • Pergunta 4

    0,25 em 0,25 pontos

       
     

    As cidades se tornaram locais sem infraestrutura para habitar os novos moradores, de onde se constituíram moradias precárias, sem as mínimas condições para a reprodução social da classe trabalhadora. A esta condição de vida, chamamos:


     
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 

    Questão Social.

    Resposta Correta:
    Corretab. 

    Questão Social.

    Feedback da resposta:

    A Questão Social se caracteriza, entre outras situações, moradias precárias, sem as mínimas condições para a reprodução social da classe trabalhadora.


     
     
  • Pergunta 5

    0,25 em 0,25 pontos

       
     

    Em se tratando da questão social, aprendemos que suas manifestações ocorridas no conflito “capital x trabalho”, no século XIX, relacionaram-se com as consequências do desenvolvimento do capital para a classe trabalhadora, e da própria organização dessa classe por garantias de melhores condições de vida e trabalho.


     
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 

    Por isso, a necessidade de mediarmos o olhar atual com a sua manifestação no decorrer do tempo é inevitável. 


     
    Resposta Correta:
    Corretaa. 

    Por isso, a necessidade de mediarmos o olhar atual com a sua manifestação no decorrer do tempo é inevitável. 


     
    Feedback da resposta:

    A relação capital x trabalho está associada à evolução histórica da humanidade, quando o capitalismo surge no cenário da vida em sociedade.


     
     
  • Pergunta 6

    0 em 0,25 pontos

       
     

    Para conhecermos acerca das múltiplas determinações da questão social, é imprescindível a apropriação da realidade social. Contudo, tal realidade possui conexão com fatores macro e micro sociais que estão relacionados com o contexto histórico, político, econômico, cultural e ideológico. Portanto:


     
    Resposta Selecionada:
    Incorretaa. 

     A questão social é uma só em cada país.


     
    Resposta Correta:
    Corretac. 

    Os significados e as expressões da questão social variam do contexto nacional para o regional.


     
    Feedback da resposta:

    A questão social se “apresenta” de acordo com a região, a economia, entre outros fatores,  que rebaterão sempre na sociedade brasileira.


     
     
  • Pergunta 7

    0,25 em 0,25 pontos

       
     

    Com um modelo de Governo desenvolvimentista, a questão social deixou de ser tratada, como afirmam Santos (2012) e Cerqueira Filho (1982), de forma estritamente repressiva para buscar outros elementos ideológicos. Assim:


     
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 

    O governo cria estratégias para a contensão do descontentamento da classe trabalhadora.


     
    Resposta Correta:
    Corretaa. 

    O governo cria estratégias para a contensão do descontentamento da classe trabalhadora.


     
    Feedback da resposta:

    O avanço das lutas sociais implementadas, através da construção de políticas sociais que regulamentavam as condições estáveis de trabalho são estratégias do governo na contensão do descontentamento da classe trabalhadora.


     
     
  • Pergunta 8

    0 em 0,25 pontos

       
     

    O conjunto de políticas propostas não tinha a finalidade de universalizar o atendimento às expressões da questão social, mas teve como principal foco estabelecer parâmetros de regulação das relações urbanas de trabalho.


     
    Resposta Selecionada:
    Incorretaa. 

    Isso propiciou uma gama de ações estatais com o intuito de fazer a classe trabalhadora reconhecer o governo.


     
    Resposta Correta:
    Corretae.

    Isso propiciou uma gama de ações estatais para proteção social daqueles que já estavam no centro da reprodução capitalista. 


     
    Feedback da resposta:

    Esta proposta governamental implicava em sinalizar ao trabalhador brasileiro que o Estado garantia sua sobrevivência de alguma forma, ainda que de forma centralizada.


     
     
  • Pergunta 9

    0,25 em 0,25 pontos

       
     

    Conforme afirma Andrade (2011), o Nordeste é uma das regiões cujos problemas sociais são discutidos nos cenários políticos e locais, porém com poucos avanços no que concerne ao enfrentamento da questão regional apresentada. Podemos afirmar que um dos problemas que contribui para o acirramento da questão social no Nordeste brasileiro é:


     
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 

    Seca.

    Resposta Correta:
    Corretae. 

    Seca.

    Feedback da resposta:

    A questão social  no Nordeste tem como agravante a seca que aliada  a economia de subsistência  impactam no acirramento da mesma.


     
     
  • Pergunta 10

    0,25 em 0,25 pontos

       
     

    De acordo com o conteúdo da unidade,  “Analisar a questão social regional é refletir sobre os principais aspectos que marcam e distinguem as regiões do Brasil. Nesse sentido, há uma delimitação de fatores essenciais que dividem o país entre os territórios regionais de maior desenvolvimento e aqueles que estão reconhecidos como territórios de desenvolvimento deficitário, tardio, ou simplesmente, de menor desenvolvimento”.  Desta forma, podemos constatar que:


     
    Resposta Selecionada:
    Corretad.

    O território nordestino se inseriu no desenvolvimento do país a partir de uma realidade cuja questão social se expressou, historicamente, por meio da desigualdade social.


     
    Resposta Correta:
    Corretad.

    O território nordestino se inseriu no desenvolvimento do país a partir de uma realidade cuja questão social se expressou, historicamente, por meio da desigualdade social.


     
    Feedback da resposta:

    A questão social  no Nordeste fica evidenciada através da desigualdade social que está presente ainda no cotidiano social das pessoas com extremos bem delimitados, por um lado a riqueza e de outro a miserabilidade social. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Entre para seguir isso  

  • Caixa de doação

    Por favor doe para ajudar a comunidade.
    Todas doações são bem-vindas
×